fbpx
10 jun

Cadeira ergonômica: quais seus benefícios?

Vivemos em um mundo onde estamos expostos a muita atividade ativa. Seja em nossas casas ou em longas horas em nossos locais de trabalho, passamos muito tempo da nossa vida ativa sentados. Saiba mais sobre a cadeira ergonômica.

A maioria de nós tende a não considerar o aspecto de boas práticas de assentos ao realizar nossas tarefas diárias. Nós assumimos que isso não é importante, mas isso não é verdade.

Práticas de assento ruins podem ter um grande impacto negativo e imediato no corpo. A princípio, elas podem exercer pressão sobre a coluna, causando dor nas estruturas da coluna vertebral.

Porém, elas podem também levar, além da falta de um bom fluxo sanguíneo em seu corpo, a doenças como trombose venosa profunda, complicações como a espondilose cervical e baixa produtividade.

Benefícios da cadeira ergonômica

Mesmo com as informações acima, nem tudo está perdido: cadeiras ergonômicas estão presentes no mercado para resolver problemas em relação a más práticas de assento. Mas o que é uma cadeira ergonômica?

Uma cadeira ergonômica é uma cadeira projetada para atender a uma variedade de pessoas de forma confortável e sem prejudicar a sua saúde.

– Ela tem partes ajustáveis ​​que aumentam o máximo do conforto durante a sessão de trabalho.

  • Além disso, ela destina-se a dar o suporte correto de sua postura, peso e lombar enquanto você está sentado.

  • Isso ajuda a equilibrar seu corpo e protegê-lo da futura agonia física que pode surgir da má postura. Mas como, exatamente, isso acontece?

Quais são os fatores que compõem uma cadeira ergonômica?

Ao contrário da cadeira tradicional ou padrão, a cadeira ergonômica tem alguns recursos que a tornam adequada para ser chamada de ergonômica. Conheça-os!

Ajuste da altura do assento

Para uma cadeira ser considerada ergonômica, a altura do assento deve ser ajustável. Isso significa que ela deve conter recursos que a aumentam ou encurtam para se adequar à dimensão do corpo da pessoa.

Recomenda-se que a altura do assento seja ajustada para você colocar os joelhos acima dos quadris e para suas pernas descansarem confortavelmente no chão. Se uma cadeira tiver essa qualidade, ela pode ser considerada ergonômica.

Ajuste da profundidade do assento do assento (assento deslizante)

Este recurso permite que você ajuste a profundidade de seu assento para uma especificação saudável entre a borda do assento e a parte de trás dos joelhos.

– Isso é feito para permitir que ambas as pernas se acomodem de uma forma em que possam apoiar o fluxo sanguíneo.

  • Tal especificação pode impedir que você desenvolva trombose venosa profunda, cuja principal causa é a falta de fluxo sanguíneo para as pernas.

Ajuste da altura do encosto

Com esta característica, você poderá ajustar a parte do encosto da sua cadeira. Você pode movê-lo para uma direção diferente e instilar o melhor suporte ideal para suas costas.

Esse recurso deixará suas costas relaxadas e menos tensas, dando a você uma coluna saudável e livre de dores futuras.

Ajuste do ângulo traseiro

Esse recurso permite que você vire as costas da cadeira para uma posição ou ângulo confortável.

– É aconselhável que você altere seus ângulos traseiros o máximo de vezes quanto possível durante o dia ou deixe o ângulo traseiro destravado para alterar-se automaticamente a cada vez que você se mover.

  • Essa característica evita que você fique sentado com a mesma postura por um longo período tempo, o que resulta em pressão na coluna.

Ajuste do apoio do braço

Os braços de uma cadeira ergonômica devem ter altura e largura ajustáveis, de modo a oferecer um pivô onde você possa colocar os braços durante a digitação.

– Isso proporcionará uma experiência confortável ao digitar, poupando o tempo usado para alongar devido à digitação intensiva.

Tensão de inclinação

O botão de tensão de uma cadeira ergonômica permite ajustar a pressão necessária para se inclinar para trás em sua cadeira. Ele oferece a pressão e a força necessárias para voltar ao trabalho depois de um rápido descanso.

Ajuste do encosto de cabeça

Um encosto de cabeça não é um requisito padrão em uma cadeira ergonômica, mas se estiver disponível, ele precisará ser ajustável.

– A essência de ter um encosto de cabeça ajustável é evitar que você ganhe um torcicolo durante o dia de trabalho

Agora que você compreendeu de que forma cada parte da cadeira ergonômica é capaz de trazer benefícios para você, confira o que ela pode fazer de forma geral.

Benefícios gerais de uma cadeira ergonômica

A cadeira ergonômica suporta a sua postura, reduzindo os riscos de você ter rigidez no pescoço e nos ombros.

Especialistas aconselham claramente que se deve ajustar a cadeira ergonômica a um ângulo de 90 graus paralelo aos seus quadris para reduzir as restrições da coluna vertebral.

Além disso, sofrer de inquietação enquanto se está sentado constrange os nossos ossos e os expõe a muita pressão. Isso leva a problemas ósseos que são muito dolorosos e podem durar muito tempo.

  • A cadeira ergonômica reduz amplamente esse problema, reduzindo também os problemas e a rigidez no pescoço.

  • Tal rigidez pode levar a complicações como a espondilose cervical.

A cadeira ergonômica também reduz sua dor nas costas, afinal, o suporte oferecido por elas dá a sua espinha dorsal conforto.

– Ao sentar-se, seus quadris precisam estar relaxados, de modo a executar seu principal dever de fazer com que você se sinta ereto.

  • Uma boa cadeira ergonômica deve oferecer a você um posicionamento relaxado de seus quadris, dando-lhe conforto para desempenhar bem suas funções como um bom funcionário.

Agora, é vívido o que exatamente torna uma cadeira ergonômica e os benefícios que ela traz para a saúde melhores do que uma cadeira padrão ou tradicional.

Benefícios na produtividade de se usar uma cadeira ergonômica

Conforme visto, muitos de nós temos empregos que exigem muito tempo sentado, o que pode ser prejudicial para a nossa saúde, causando de dores nas costas a problemas de circulação.

– Se você usar uma cadeira ergonômica, no entanto, você estará fazendo um grande favor a seu corpo.

  • Estas cadeiras são construídas especificamente para nos manter saudáveis ​​e sentir-se bem, e é por isso que eles são uma obrigação para quem passa uma grande parte do dia sentado.

  • Porém, além dos fatores físicos, existem diversos fatores de produtividade que são influenciados pela cadeira ergonômica. Saiba quais são eles.

Concentração

Você sabia que as cadeiras ergonômicas podem ajudar a melhorar sua concentração, limitando o desconforto?

– Ter uma circulação adequada em seu corpo e produzir sem dor o ajudará a se sentir melhor, garantindo que você não se distraia do seu trabalho.

  • Em vez de gastar uma grande parte do dia tentando se sentir confortável, você poderá se concentrar em coisas mais importantes (como terminar uma importante planilha antes do prazo).

Ativação da produtividade

Um dos principais objetivos das cadeiras ergonômicas é prevenir e aliviar a dor. Sem o apoio adequado, uma sessão de trabalho prolongada pode resultar em dor lombar ou fadiga muscular e exaustão.

A dor pode inibir sua produtividade. Além disso, sentar-se no tipo errado de cadeira por um longo período de tempo pode levar a uma variedade de problemas de saúde ou até piorar os já existentes.

Redução do mal estar distrativo e advindo do inchaço

Permitir que o sangue flua adequadamente por todo o corpo é crucial, mas sentar-se muitas vezes inibe isso. Uma circulação inadequada distrai e pode levar a tornozelos inchados e varizes, ou mesmo coágulos sanguíneos.

– Felizmente, a maioria das cadeiras ergonômicas permite que a posição do assento e a altura sejam ajustadas de acordo com o comprimento das pernas.

Modelagem às necessidades

Nossos corpos têm curvas próprias e áreas únicas que precisam de suporte e amortecimento.

– É importante que você escolha uma cadeira para sua estação de trabalho que possa fornecer ao seu corpo o suporte necessário.

  • Muitas são feitas de malha, que moldam automaticamente os contornos de nossos corpos.

  • Elas também têm características, como cabeça e encosto, que suportam as posturas naturais e modelam-se de acordo com as necessidades do corpo.

Com o grande número de benefícios oferecidos para corpo e mente, é de se admirar que foi possível trabalhar sem cadeiras ergonômicas no passado.

Se você (ou seus funcionários) começaram a experimentar alguns dos problemas discutidos acima, como dor nas costas ou falta de circulação, é mais do que hora de fazer a mudança de seu mobiliário de escritório para evitar que esses problemas piorem.

Mesmo que ninguém tenha começado a se queixar de dor, fazer a troca de uma cadeira normal para uma cadeira ergonômica pode ajudar a evitar que essas dores ocorram em primeiro lugar, otimizando o local de trabalho.

Se você está em busca de cadeiras ergonômicas de qualidade, conheça a Escrimob. Nossa loja trabalha com materiais de escritório levando em consideração mais do que uma produção qualificada, mas também – e especialmente – as necessidades de nossos clientes de forma personalizada.

Entre em contato conosco e saiba ainda mais sobre a cadeira ergonômica hoje mesmo! Assim, você poderá contar com todas as vantagens detalhadamente descritas acima para o seu dia a dia!

Visite nosso Show Room!

Siga-nos

Central de Atendimento 0800 878 2889 WhatsApp (48) 99142-1612