A pandemia do novo coronavírus juntamente com as medidas de proteção (que inclui o distanciamento social) trouxeram grandes mudanças na forma das empresas trabalharem, interferindo diretamente na maneira como funcionam os escritórios. Por isso, no texto de hoje vamos identificar quais são as tendências para os escritórios após a pandemia!
Uma das principais medidas de prevenção contra a proliferação do novo coronavírus, é o distanciamento social. E com essa medida, grande parte das empresas adotaram o home office para dar continuidade às suas atividades diárias. Os escritórios e demais empresas que já retomaram seus serviços presenciais, ainda assim, precisam seguir medidas de segurança na sua rotina de trabalho.
Mas a pergunta que muitos trabalhadores estão fazendo é: como vai ficar a situação das empresas quando tudo isso acabar? Quais são as tendências para os escritórios após a pandemia? As respostas você encontra neste conteúdo especial.
Confira!
Principais tendências para os escritórios após a pandemia
1. Home office: a tendência que acelerou devido à pandemia
A modalidade de home office já era uma forte tendência prevista para os próximos anos aqui no Brasil, porém com os acontecimentos em decorrência da pandemia, ela acelerou – e de certa forma foi uma das poucas alternativas que os empresários encontraram para não parar seus trabalhos por completo.
Esse fato trouxe grandes benefícios tanto para os colaboradores como para os empresários, isso, é claro, para os casos em que os trabalhadores conseguem atender suas demandas trabalhando de casa.
Os grandes diferenciais que fortaleceram a modalidade neste período é a redução de custos e a maior comodidade dos colaboradores. Quer conhecer algumas dicas para trabalhar home office e manter a produtividade? Confira um conteúdo exclusivo da Escrimob neste link.
2. Tecnologia como a principal ferramenta de trabalho
Outra forte característica aderida em meio ao coronavírus e que continuará sendo uma das tendências para os escritórios após a pandemia, foi o uso da tecnologia como principal ferramenta de trabalho. Normalmente, ela já fazia parte do dia a dia dos escritórios, mas neste período ela se tornou imprescindível, mostrando ainda mais sua eficiência e praticidade na rotina de trabalho.
A tecnologia e a internet permitiram a comunicação dos profissionais com os clientes, em que puderam realizar suas atividades de forma remota. Tudo isso com o uso de ferramentas que permitem reuniões, transações e troca de informações simultaneamente por vídeo chamada.
3. Mudanças nos locais de trabalho
Além da modalidade de home office ser uma das tendências para os escritórios após a pandemia, as mudanças nos locais de trabalhos físicos, também são uma nova investida dos empresários para melhorar a qualidade e bem-estar no ambiente corporativo.
Com todo o quadro da crise, fica cada vez mais clara a ideia de que é preciso cuidar da saúde de forma geral, e isso inclui também o ambiente de trabalho, muitas cautelas devem ser tomadas constantemente. Devido a esse fato, muitos escritórios pretendem continuar tomando as medidas preventivas mesmo no pós pandemia.
Uma das formas de seguir as medidas de proteção nos locais físicos de trabalho, é reavaliando o layout dos escritórios, respeitando o distanciamento entre mesas, disponibilizando álcool gel para os colaboradores e mantendo os ambientes arejados e higienizados.
4. Escritórios como fonte de ambientes colaborativos e de conhecimento
Por fim, mais uma das tendências para os escritórios após a pandemia é torná-los ambientes colaborativos e de enriquecimento cultural. Isso significa que as empresas irão permitir um maior engajamento e discussões de ideias entre os seus colaboradores, tendo mais oportunidade de expor suas sugestões e propostas para a execução dos serviços dentro dos escritórios. Isso irá refletir também nos trabalhos que serão entregues aos clientes, deixando eles muito mais satisfeitos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as tendências para os escritórios após a pandemia, é hora de colocar essas dicas em prática. Conte com a ajuda de quem é especialista no assunto. A Escrimob é uma empresa que se adapta facilmente às mudanças de comportamento do consumo corporativo.
Por isso, somos especialistas em fornecer produtos que agregam valor ao projeto da sua empresa. Afinal, como sabemos, o mobiliário do seu escritório influencia diretamente na produtividade da equipe e na comunicação com seus clientes. Entre em contato agora mesmo pelo nosso site e conheça nossos produtos.