De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) de 2018, as doenças que mais geram afastamentos dos colaboradores do ambiente de trabalho são problemas na coluna e lesões no joelho. Entre as justificativas para esses dados estão a má-postura e as horas sentadas, na maioria das vezes, em cadeiras desconfortáveis e inadequadas. Logo, para evitar que isso ocorra na sua empresa, a cadeira ergonômica foi produzida.
A cadeira ergonômica possui como diferencial dos outros modelos: encosto que se adequa a curvatura e forma do corpo, além da possibilidade de ajuste de altura – características que ajudam a proteger a região lombar e melhorar a postura enquanto você e seus colaboradores trabalham. Por isso que, na hora de escolher a cadeira ergonômica é importante estar atento a alguns detalhes.
Para explicar quais os principais pontos para optar pela melhor cadeira ergonômica, a Escrimob preparou para o texto de hoje, cinco dicas fundamentais. Confira abaixo quais são elas e como evitam problemas graves de saúde dos colaboradores.
4 maneiras de escolher a melhor cadeira ergonômica
1. O modelo apresenta adequação à postura?
A principal característica da cadeira ergonômica é a oportunidade de se ajustar adequadamente à postura. Portanto, na hora de optar pelo modelo, você deve estar atento se ele conta com essa propriedade.
A cadeira ergonômica ideal deve manter os joelhos num ângulo de 90°, com o pé encostado ao chão e os braços mantidos sobre o encosto, além da regulagem para lombar. Tudo isso garantirá uma postura que não cause problemas de saúde e não prejudique a produtividade dos colaboradores.
2. Busque pelo modelo com estofado confortável
Outra dica para escolher a cadeira ergonômica é estar atento ao material de fabricação do produto. O indicado é que o modelo seja feito com material confortável, firme e macio, que permita bem-estar durante as horas sentadas para realização das atividades diárias. Além disso, é importante também escolher pelo modelo com tecido que permita uma boa transpiração.
3. O produto conta com rodinhas e rotação?
Hoje, imaginar as cadeiras para ambientes corporativos sem uso de rodinhas e o movimento de rotação é quase impossível, não é mesmo? Seja escritório ou demais empresas, ter um deslocamento ágil é necessário para a realização de diversas tarefas e otimização do tempo na busca por algum documento, por exemplo.
Por isso, a cadeira ergonômica deve contar também com rodinhas e a possibilidade de rotação. Essas características fazem com que a movimentação em torno da mesa de trabalho e o deslocamento no espaço seja ágil e prático.
4. Qual seu custo-benefício?
A cadeira ergonômica deve responder às necessidades que o espaço precisa. Afinal, para que os colaboradores realizem o trabalho com satisfação, o ambiente de trabalho precisa ser o mais confortável possível.
Para isso, os objetos que compõe o ambiente precisam aliar qualidade e conforto. Portanto, ao pesquisar o modelo, opte pelo que apresenta o melhor custo-benefício, que reúna preço justo e comodidade.
Gostou das dicas? Está à procura da cadeira ergonômica ideal para sua empresa? Siga as redes sociais da Escrimob: Facebook e Instagram e confira mais detalhes sobre os nossos modelos.