Como escolher a cadeira de estudo ideal?

cadeira de estudo

Muitas vezes procuramos várias maneiras de como ser mais produtivos e concentrados nos estudos. Porém, acabamos não nos dando conta de que alguns itens que parecem não ter muita importância, podem fazer total diferença na hora de estudar – como, por exemplo, a cadeira de estudo. Para o texto de hoje separamos algumas dicas de como escolher o produto ideal. Confira a seguir!

Qual a importância da cadeira de estudo?

A cadeira de estudo e a forma como você senta para estudar podem fazer uma enorme diferença nos seus resultados finais. Essa regra vale tanto para estudos realizados em escolas, universidades e cursos, assim como os feitos em casa também. O mercado hoje em dia apresenta inúmeras opções de cadeiras para essa finalidade, mas infelizmente nem todas apresentam boa qualidade para atender as necessidades do usuário.

O que muitas pessoas não sabem também é que existe uma área da ciência específica para cuidar de temas como esse: a ergonomia – que estuda a relação entre o homem e a forma como ele executa seu trabalho. O seu principal objetivo é aumentar o conforto, a saúde e a segurança das pessoas enquanto realizam suas atividades. 

Afinal, cada pessoa tem suas próprias características corporais como a altura e peso. Portanto, a ergonomia da cadeira escolhida precisa levar em consideração esses itens, caso contrário pode causar graves problemas de saúde, entre os principais temos as doenças ocupacionais: tendinites e dores nas costas – doenças essas que podem ser evitadas e até reduzidas com a escolha de uma boa cadeira de estudo. 

Como escolher a cadeira de estudo ideal?

Agora que já apresentamos a importância da cadeira de estudo na rotina, vamos entender um pouco mais sobre como escolher um modelo que atenda as necessidades do usuário. A opção de uma boa cadeira para estudo resultará em uma maior qualidade dos estudos, maior preservação da saúde e automaticamente mais conforto na hora de estudar.

Como já citado anteriormente, essas dicas são válidas tanto para uso pessoal como para coletivo em lugares como escolas, cursos e faculdades. 

– Identificar as necessidades do usuário

O primeiro passo para acertar na escolha da cadeira de estudo ideal é identificar quais as suas necessidades. Quanto tempo em média você vai passar utilizando a cadeira e em qual ambiente ela vai ficar.

– Custo-benefício

A cadeira de estudo é um item muito utilizado pelos estudantes, por isso é importante que ela seja de boa qualidade, para garantir a saúde, o conforto e a sua produtividade. Existem muitos modelos no mercado, mas nem todos são de boa qualidade, e esses devem ser deixados de lado – procure sempre por materiais resistentes e seguros.

– Encosto

Uma das principais recomendações ao escolher uma cadeira para estudo é que ela tenha encosto. De preferência um encosto regulável que possa ser ajustado de acordo com a altura de quem for utilizá-la – é fundamental que o encosto de sustentação as costas. 

– Pés apoiados

Outro fator que muitas pessoas não se dão conta ao sentar, é apoiar os pés. Essa é uma dica muito importante, seja para a sustentação da coluna ou para a circulação sanguínea. Os pés devem sempre ficar apoiados no chão ou em algum suporte de elevação que permita que os joelhos formem um ângulo de 90º nas pernas. 

– Cotovelos apoiados

Uma cadeira de estudo que permita que o usuário apoie seus cotovelos, tem grande vantagem em comparação às demais. Apoiar os cotovelos enquanto permanece muito tempo sentado na mesma posição, ajuda a evitar dores nas costas, musculares, nos ombros e diminui a sobrecarga nesta região. 

Pois bem, unindo todas essas dicas, chegamos a conclusão que a cadeira de estudo pode sim influenciar muito em melhorias na hora de estudar. E por esse motivo devemos ter mais atenção na hora de escolher esse item para completar nosso ambiente de estudo. 

E por falar em ambiente de estudo, essas dicas servem de alerta para prestarmos mais atenção nesse espaço destinado a essa atividade de estudo – que também pode ajudar em melhores resultados. É importante ter um lugar apropriado para estudar, confortável, organizado e de preferência silencioso, que permita fluir e estimular sua concentração e produtividade.

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro de mais assuntos como esse.

Artigos Relacionados

× Whatsapp